domingo, 5 de janeiro de 2020

Japonesa de 117 anos é a mulher mais velha do mundo

A japonesa Kane Tanaka, amante das matemáticas e que considera que o melhor momento de sua vida é “agora”, ampliou seu recorde como a pessoa mais velha do mundo, ao comemorar seu aniversário de 117 anos em um lar de idosos em Fukuoka, no sul do Japão

Tanaka, que foi confirmada no ano passado como a pessoa viva mais velha, marcou seu aniversário com uma festa neste domingo, ao lado de funcionários e amigos da casa de repouso em que vive, na província de Fukuoka.

A emissora local TVQKiushu mostrou imagens da festa, com Tanaka mordendo uma fatia de seu grande bolo de aniversário. "Saborosa", ela disse com um sorriso. "Eu quero mais."

Tanaka tem um apetite forte e gosta de doces. Ela bebe três latas de café por dia, refrigerantes e várias bebidas nutricionais. Costuma acordar às seis horas da manhã. À tarde, estuda Matemática e pratica caligrafia.

Atribui sua longevidade à fé em Deus, a família e sono. Em julho de 2018, ela disse que gostaria de viver até 120 anos, ou seja até 2023.

Ela nasceu em 2 de janeiro de 1903, ano em que os irmãos Orville e Wilbur Wright fizeram o primeiro voo motorizado da história, início da aviação moderna. É o sétimo filha do casal Kumakichi e Kuma Ota na aldeia de Wajiro (agora parte de Higashi-ku , Fukuoka ), província de Fukuoka, Japão, na ilha de Kyushu, no sul .

Nascida nos últimos anos da era Meiji, Tanaka era prematura e criada no leite materno de enfermeiras. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela trabalhou em uma loja que vendia macarrão Shiruko, com o marido Hideo, com quem se casou em 1922. Teve quatro filhos com ele e adotou um quinto.

Depois que Hideo e seu filho morreram durante a guerra, ela continuou trabalhando na loja antes de se aposentar aos 63 anos. Na década de 1970, ela visitou os Estados Unidos, onde tem várias sobrinhas e sobrinhos.

Aos 103 anos, Tanaka foi diagnosticada com câncer de cólon. Quando ela tinha 107 anos, seu filho escreveu um livro sobre ela, que discute sua vida e longevidade e é intitulado "In Good and Bad Times, 107 Years Old". Ela foi entrevistada pelo KBC em setembro de 2017, quando tinha 114 anos.

“Um de seus passatempos favoritos é o Reversi (Othello). Ela se tornou uma especialista nesse jogo de tabuleiro e costuma ganhar do pessoal da casa”, acrescenta a organização do Guinness.

Conhecido pela alta expectativa de vida de seus habitantes, o Japão pode ser orgulhar de ser o país com a população mais longeva, incluindo Jiroemon Kimura, que faleceu em junho de 2013, aos 116 anos, e que ostenta o recorde de longevidade masculina, assim como Masazo Nonaka, falecido em janeiro de 113 anos, quando era o homem mais velho do mundo.

Segundo o Guinness, o recorde de longevidade – para homens e mulheres – oficialmente comprovado é da francesa Jeanne Calment, falecida em 1997, aos 122 anos e 164 dias.

Pesquisadores russos questionaram esse marco, recentemente, sem conseguirem convencer especialistas franceses, que examinaram o caso em janeiro passado. (Fonte: Wikipedia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário